História de Afonso Claúdio

Na primeira metade do século XIX, Frederico Wilmer, que viria a contrair febre a amarela e morrer em 1851, andou pela região que mais tarde constituiria o município de Afonso Cláudio, procurando ouro. Encontrou-o efetivamente no lugar denominado Lagoa, na fazenda Santo Antônio do Alto Guandu, pertencente a Antônio de Souza Barros. Pouco tempo depois, outro aventureiro enveredou por aquela região, chegando a construir rancho no local onde hoje está o jardim público da cidade.
Prosseguindo sua penetração, foi ter à casa de Antônio de Souza Barros, a quem conseguiu entusiasmar com a descrição das terras férteis que percorrera. Seja em razão desta narrativa, ou porque já tivesse isso em mente, o fato é que, em 1876, Souza Barros foi até às cabeceiras do rio Guandu, no atual distrito de Boa Sorte.
Já em fins de 1883, algumas famílias que então residiam às margens do Ribeirão Lagoa semudaram para o lugar denomina do “Arrependido”, que distava cerca de 5 quilômetro da atual cidade. Iniciaram aí a construção de uma capela e, mais tarde, de um cemitério.
Citam-se entre estas famílias as de Inácio Gonçalves Lamas, Jorge Guilherme Gomes, Coimbra de Oliveira e outros. Entretanto, esses pioneiros pouco tempo ali permaneceram, transferindo-se para o local onde hoje fica a parte norte da cidade, propriedade de Eugênio Silva, que recebera o direito de posse de José Gabril. Em 1885, Sabino Coimbra, Inácio Lemos, Jorge Gomes e Joaquim Galvão lançaram os fundamentos da povoação, construindo as primeiras casas.
Batizaram o povoado com o nome de São Sebastião do Alto Guandu. De 1896 a 1900, os índios que ali havia foram aos poucos desaparecendo. A povoação progrediu rapidamente. Os primeiros caminhos carroçáveis que viriam incrementar seu desenvolvimento, ligando-a às localidades vizinhas, foram construída por Inácio Gonçalves com o auxílio dos indígenas.
Por essa época, os habitantes do lugar estavam ainda sob jurisdição de Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina. Em 20 de novembro de 1890, foi criado o município. Ao novo município foi dado o nome de um republicano, Afonso Cláudio, jurisconsulto espíritosantense e primeiro governador do Estado.

Turismo

Afonso Cláudio fica a 138 km de Vitória (Capital do Espirito Santo), está localizado na região serrana, onde se destacam o clima tropical de montanha, repleto de belezas naturais e com paisagens exuberantes e magníficas que fascinam a todos. O turismo do nosso município é composto pelo agroturismo com sua riqueza histórica e cultural, variedades de opções e uma ótima culinária. O turismo de aventura onde se aproveita as pedras, cachoeiras, trilhas, rampas de vôo, locais de rapel, vias de escalada conhecidas em nivel nacional que se originam do ano de 1948 quando aqui estiveram os primeiros escaladores da Pedra dos Três Pontões, estes eram cinco rapazes do Rio de Janeiro que por possuírem nomes de origem estrangeira ficaram conhecidos como “Os Gringos”. No centro da cidade existem locais como a praça Aderbal Galvão, conhecida como pracinha, local referência para encontros.

Aspectos Gerais

Afonso Cláudio esta localizado na Região Centro Serrana do Espirito Santo. O meio de acesso ao Município é pela BR 262 através da Rodovia "Sebastião Alves de Lima". A cidade de Afonso Cláudio é banhada pelo Rio Guandu, que nasce na Serra do Castelo e corre do Sul para o Norte, atravessando todo Município e entrando no Município de Baixo Guandu, indo desaguar no Rio Doce.
Os solos predominantes são classificados como Latossolo Vermelho Distrófico, com fertilidade variando de média baixa e PH em torno de 5,0. Possui 81,44% de suas áreas com declividade entre 30% e 100%

Distritos:
Sede - Altitude: 350 m
Serra Pelada - Altitude: 400 m
Ibicaba - Altitude: 600 m
Pontões - Altitude: 800 m
Piracema - Altitude: 619 m
Fazenda Guandu - Altitude: 700 m
São Francisco Xavier do Guandu - Altitude: Sem Informações

São Luis Boa Sorte - Altitude: Sem Informações
Mata Fria - Altitude: Sem Informações


Hoteis e Pousadas






COMPRE JÁ ESTÁ DIVULGAÇÃO!!
E-MAIL: ANDREZIZZI@HOTMAIL.COM